Whatsapp da Encartale

Quais os tipos de placas de trânsito? O segredo por trás das cores!

ir para a noticia Quais os tipos de placas de trânsito? O segredo por trás das cores! As placas de trânsito têm nas cores a força da sua mensagem. Todas foram pensadas no efeito psicológico que causam e na melhor absorção do alerta. Os motoristas são educados em teoria sobre trânsito e aprendem o significado de cada placa de sinalização, mas nem sempre entendem sua importância e ciência por trás da mensagem de suas cores.
 
Mas, a título de curiosidade vamos explicar o que cada cor representa na formação de uma placa de trânsito e como traz impacto para visão e as respostas que o cérebro dá.
 
Fique conosco para entender melhor cada categoria de placas de trânsito.
 

Placas de regulamentação: Obrigações, proibições e limitações


Placas de regulamentação servem para indicar aos motoristas obrigações, proibições e limitações que devem ser obedecidas como Parada Obrigatória, Sentido Proibido, Estacionamento Regulamentado e entre outros. São importantíssimas para impor limites a direção do motorista.
 
Nessas placas de regulamentação é muito forte o vermelho e o preto, pois são cores que despertam aos olhos um sentido de perigo. Despertam um certo desconforto em nosso subconsciente, fazendo com que a pessoa tome uma atitude rápida. Por isso, exigem do condutor do veículo uma rapidez na assimilação da informação.
 

Placas de advertência: Recomendações e alertas


Placas de advertência tem a função de recomendar e alertar ao motorista do risco que o próximo passo pode oferecer, por exemplo: Curva acentuada a esquerda, Cruzamento de vias, Curva acentuada a direita em S e entre outros tipos. Essenciais para evitar acidentes.
 
O amarelo e preto são ótimos para transmitir um alerta aos olhos e chamar a atenção de forma mais contundente. Fica difícil a pessoa dizer que não viu a placa. Seus formatos podem ser entendidos tanto na diagonal como na vertical. São muito utilizadas em vias extremamente perigosas.
 
 

Placas de indicação: Destino e orientação


Sabe quando ficamos perdidos em um determinado trajeto? As placas de indicação transmitem uma ação correta para o motorista. Quando uma estrada parece que não vai levar a lugar nenhum, a placa de indicação tem a função de situar o motorista de sua localização e do destino que pode seguir.
 
As cores mais recorrentes são a verde branco para destino e orientação, e as azuis e brancas para mostrar a proximidade com serviços vitais como hospitais, restaurantes, área de estacionamento e outros.
 
Placas brancas com dizeres em preto são para reforçar o uso de cinto de segurança, de só ultrapassar com segurança, para parar fora da pista e as que demonstram a existência de pontos turísticos com desenhos simples em fundo branco para demonstração, cabem na categoria de placas de indicação.
 
Agora que você sabe mais sobre o significado das cores, é hora de aprender como solicitar sinalização de trânsito e aprenda o passo a passo. Acesse agora!
 
 

Matérias Relacionadas

ir para a noticia 3 placas de sinalização que vão facilitar a vida na sua casa!

3 placas de sinalização que vão facilitar a vida na sua casa!

ir para a noticia Sinalização em obras é vida! Como pedestres podem ser salvos?

Sinalização em obras é vida! Como pedestres podem ser salvos?

ir para a noticia 4 provas essenciais de que a sinalização evita acidentes graves!

4 provas essenciais de que a sinalização evita acidentes graves!